Chefe do Executivo de Macau

Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau
中華人民共和國澳門特別行政區行政長官

Emblema da RAEM
Estilo Sua Excelência, o Chefe do Executivo
Residência Palácio da Praia Grande
Nomeado por Comissão Eleitoral do Chefe do Executivo
Designado por Decreto do Conselho de Estado assinado por Li Keqiang
Duração 5 anos, renovável uma vez
Precursor Governador de Macau
Criado em 20 de dezembro de 1999
Primeiro titular Francisco Mascarenhas
(1.º Governador de Macau)
Edmund Ho
(1.º Chefe do Executivo de Macau)
Website gce.gov.mo
Parte da série sobre
Política de Macau
Lei Básica
Portal de Macau

O Chefe do Executivo de Macau, cujas funções entraram em vigor logo após a transferência de soberania de Macau para a China (20 de Dezembro de 1999), é o Chefe do Governo e o dirigente máximo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM). Logo, é o cargo político mais importante e com mais poder e influência em Macau. Representa a Região, sendo responsável perante o Governo Popular Central da República Popular da China e a RAEM. Durante o seu mandato de 5 anos (podendo ser atribuído um novo), o Chefe do Executivo não tem o direito de residência no estrangeiro e de exercer qualquer actividade lucrativa privada.

Ele é aconselhado pelo Conselho Executivo, composto por 7 a 11 conselheiros, e o gabinete dele é constituído por 5 secretarias, cujos titulares são propostos por ele mas nomeados e, se necessário, demitidos pelo Governo Popular Central chinês.

O cargo de "Chefe do Executivo" substitui o cargo colonial português de "Governador de Macau" (nomeado directamente por Portugal), sendo o último de todos os governadores o General Vasco Joaquim Rocha Vieira.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search